A Secretaria Municipal de Saúde de Jales está reforçando o alerta sobre a vacinação contra a febre amarela após o aumento de casos registrados no estado de São Paulo. Até o momento, o estado já confirmou 14 casos da doença, resultando em nove óbitos, todos em indivíduos não vacinados. Diante desse cenário, a imunização se torna ainda mais essencial para a proteção da população.
A vacina contra a febre amarela está disponível gratuitamente em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jales e é indicada para todas as pessoas a partir dos nove meses de idade.
Crianças menores de 5 anos devem tomar a primeira dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos de idade. Pessoas a partir de 5 anos precisam apenas de uma dose única, válida por toda a vida. Para garantir que a imunização esteja correta, é fundamental que todos procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliar seu esquema vacinal.
A secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, reforça a importância da imunização. "A febre amarela é uma doença grave, mas pode ser evitada com uma vacina segura e eficaz. Reforçamos que todos que ainda não se vacinaram procurem a unidade de saúde mais próxima. A imunização é essencial para evitar novos casos e proteger a nossa comunidade."
A vacinação está disponível nas seguintes salas de vacina em Jales: ESF São Gabriel, ESF Roque Viola, ESF Paraíso, ESF São Jorge, ESF Municipal, ESF Novo Mundo, ESF Arapuã, ESF JACB e Núcleo Central de Saúde.
A vacina contra a febre amarela é altamente recomendada, mas há algumas contraindicações. Pessoas com alergia grave a ovo, gestantes, mulheres amamentando bebês com menos de seis meses, além de pacientes em tratamento para câncer, HIV ou transplantados, devem buscar orientação médica antes de se vacinar.
Diante do avanço da doença no estado, a Prefeitura de Jales reforça o pedido para que a população mantenha sua vacinação em dia. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar uma das UBSs que oferecem a vacina para avaliação do esquema vacinal. A febre amarela pode ser fatal, e a melhor forma de prevenção é a imunização.