noticias Seja bem vindo ao nosso site RADIO NOVA ERA NEWS!

Meio Ambiente

Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama

Publicada em 17/03/25 às 08:07h - 51 visualizações

RADIO NOVA ERA NEWS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama  Compartilhar a noticia Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama  Compartilhar a noticia Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama

Link da Notícia:

Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama
Mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê preocupa pescadores e moradores em Buritama

BURITAMA - Pescadores e moradores de Buritama estão preocupados com a mortandade de arraias e camarões no Rio Tietê. O fenômeno, registrado no sábado (15), também tem impactado turistas, que relatam mau cheiro e a coloração esverdeada da água.

Em um vídeo enviado à reportagem do G1 Rio Preto, é possível ver dezenas de arraias de água doce, do gênero Potamotrygon, mortas na margem do rio, além de milhares de camarões e peixes boiando.

Impacto na pesca e na economia

Pedro Navarrete, pescador da região, teme os prejuízos com a perda de pescado. Segundo ele, a situação tem se tornado recorrente e afeta diretamente o sustento de famílias que dependem da pesca.

"Em uma armada de rede que eu tirei, tinha uns 100, 150 cascudos. Se eu aproveitei foi uns 30. Era uma coisa para a gente uns 40 quilos de filé de cascudo. Quer dizer, consegui no mínimo uns oito ou 10 quilos, só. É lamentável, ninguém resolve ou dá uma explicação para a gente", desabafa o pescador.

Monitoramento ambiental

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Araçatuba informou, por meio de nota, que não foi acionada para a ocorrência, mas tem intensificado as fiscalizações na região e já agendou uma coleta de amostras da água para análise.

Especialistas alertam que a coloração esverdeada da água pode estar relacionada à proliferação de microalgas, muitas vezes ocasionada pelo despejo de resíduos orgânicos e poluição.

Risco aos banhistas

Mesmo após a morte, as arraias continuam representando um perigo aos banhistas. Os ferrões presentes em suas caudas podem inocular veneno e causar dores intensas, além de necrose na pele.

A população segue aguardando respostas sobre as causas do problema e medidas para evitar novos episódios de mortandade no Rio Tietê.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 17997477007

Visitas: 97120
Usuários Online: 13
Copyright (c) 2025 - RADIO NOVA ERA NEWS
Converse conosco pelo Whatsapp!